"A SEÇÃO REGIONAL DA IPA EM SÃO PAULO NÃO AUTORIZA A UTILIZAÇÃO DE SEU NOME, ABREVIATURA, EMBLEMAS E LOGOTIPO, BEM COMO REQUISITAR OU DOAR, E SOMENTE SERÁ REPRESENTADA POR SEUS DIRETORES E/OU POR PESSOAS EXPRESSAMENTE AUTORIZADAS PELA PRESIDÊNCIA " .
IPA-Consultora Special do Conselho Econômico e Social da ONU, do Conselho Europeu, da OEA e da UNESCO e Mantendo cooperação com a EUROPOL

Unidades Policiais - SP
Baixe a Revista da IPA Suíça
Baixe a IPA News IAC - Junho 2019
 

 

TEORIA GERAL DO PROCESSO

O JUIZ SÓ FALA NOS AUTOS

Nos últimos dias de junho, meu amigo Ruy Campos , gerente corporativo, com honrosas passagens por multinacionais, com quem compartilhava um cafezinho no Ventura Mall, nos fundos do Colégio Sagrado Coração, perguntou-me: “ Marchi, o que você acha dos vazamentos do The Intercept Brasil e da conduta do Moro?”

Reforma da Previdência

Antes mesmo da votação em segundo turno na Câmara, o Senado acena com notícias alvissareiras. Será?; serão...? Estados e municípios serão incluídos. E daí, no que isso melhora... ou piora o quadro? Nós, policiais, seremos diferenciados. Sim; não; talvez...


Aviso de Falecimento de Associado


     Dr. JOÃO CARLOS NEDER CARBONIERI

     Faleceu nesta Capital, dia 14/8, o Delegado de Polícia aposentado, Dr. João Carlos Neder Carbonieri, associado desta Seção Regional (IPA-SP) desde o dia 19/10/1983.

     Dr. Carbonieri, nasceu em São Paulo – SP no dia 19/4/1951, tendo exercido, por alguns anos, a função do cargo de Investigador de Polícia e aposentou-se como Delegado de Polícia de 1ª Classe, quando trabalhava no Gabinete do Secretário da Segurança.

      Seu nome constava no segundo grupo dos 20 associados mais antigos da IPA-SP, a serem homenageados no final deste ano (os primeiros distinguidos foram os associados desde o final dos anos 70 e começo dos anos 80). Será, pois, homenageado “in memoriam”.

     A missa de Sétimo Dia em sua memória se realizará na Capela do Orfanato São Judas, na Av. Itacira (atrás de Igreja São Judas), às 19 horas do dia 21/8/2019 (quarta-feira).

     Nossos sentidos pêsames à viúva, Sra. Rosely, à filha Amaly e ao neto Guilherme.

                                         Jarim Lopes Roseira

                                         Presidente da IPA-SP 

Observações colhidas nas duas viagens que fizemos a Brasília e com o acompanhamento do noticiário da imprensa sobre a PEC 6/2019:

Não estamos brincando, não. É que a coisa está (e continua) muito confusa, indefinida mesmo. Fala-se até em PEC Paralela. O que será que ela significa? Trará melhoras, ou não? O que se sabe é que no Congresso as coisas costumam mudar da noite para o dia.

Paridade, integralidade, tempo para aposentadoria, pensão, regra de transição, etc., parece que nada disso está ainda assegurado. Daí, cabe a pergunta: será, serão?

Ora, se nem a chamada “bancada da bala”, ou “da segurança”, formada predominantemente por policiais militares dos estados, conseguiu garantir a tão esperada equivalência dos “servidores militares estaduais” (§ 2º do artigo 141 da Constituição do Estado de São Paulo) com as Forças Armadas, o que dizer dos policiais civis, que são considerados apenas “servidores especiais” (§ 4º do artigo l40 da CESP)?

Pelo andar da carruagem, só mesmo o Senado, a “Casa da Federação”, poderá salvar os policiais, tanto os civis quanto os militares. Caso não o faça, ficaremos a mercê da nossa ALESP, que, como sabemos, é composta de 94 Srs. Deputados, dos quais mais ou menos 70 compõem a base de sustentação do governo e votam com ele.

Prezado colega Associado: 

Peço a gentileza de assinar (preencher os dados solicitados) e nos restituir, com a possível urgência.

Atenciosamente, 

Jarim Lopes Roseira, presidente da IPA-SP

Abaixo o link para assinatura:
https://www.abaixoassinado.org/abaixoassinados/47203

PORQUE FOMOS A BRASÍLIA, NOVAMENTE!

Relato sobre a nossa 2ª ida a Brasília

NEM COM O APELO DE BOLSONARO CÂMARA ATENDE OS POLICIAIS

É triste, lamentável, revoltante, para dizer o mínimo! Neste nosso país, segurança pública parece não ter nenhuma importância. E é por isso que a criminalidade está tomando conta do país, de norte a sul e de leste a oeste.

Será que é tão difícil entender que enquanto não se der aos policiais as condições diferenciadas a que eles têm direito por força das peculiaridades de suas funções, a tendência é termos mais insegurança, mais crime, organizado ou não! A continuar no ritmo atual, em breve ninguém mais há de querer ser policial no Brasil.

Feitas essas considerações iniciais, vamos ao que ocorreu em Brasília, na Câmara dos Deputados, especificamente na Comissão Especial da Reforma da Previdência, composta de 49 Srs. deputados, onde o relator Samuel Moreira tem sido o nosso algoz.

Chegamos no meio da tarde (Kiko, da FEIPOL e Sinpol de Campinas; Eumauri, Júlio e Fátima, do Sinpol de Ribeirão Preto e eu, Jarim, pela IPA-SP e Sinpol de Mogi das Cruzes) e já começamos a nos articular com os diretores da “Cobrapol” – Confederação Brasileira de Trabalhadores Policiais Civis e da “UPB” – União dos Policiais do Brasil, que mantêm sintonia permanente com a Câmara e o Senado.

Jarim Lopes Roseia – IPA-SP

Prezados colegas presidentes / associados:

Por se tratar de assunto de domínio público, envio-lhes cópia do segundo ofício que enderecei ao Exmo. Sr. Deputado Bruno Lima.

A propósito do "Projeto de Lei Complementar" que teria sido elaborado por iniciativa do nominado parlamentar, no que pese imbuído de boas intenções, está s.m.j., eivado de inconsistências, sem falar do evidente vício de origem.

Enfim, sem querer ser irônico e desrespeitoso, diria que "a montanha pariu um rato". E agora?...

Não sei como estão se justificando com suas consciências os colegas que me vaiaram no plenário Franco Montoro, no dia 14 de junho. De resto, o que pensa também o próprio Sr. Deputado, que numa atitude injustificável e autoritária, cerceou-me a palavra. Isso porque estávamos na "Casa da Democracia".

De qualquer modo, longe de querer ser o dono da verdade, deixo ao alvedrio de cada um dos diletos colegas e amigos, a apreciação que ousem fazer.

Com a minha amizade e apreço.

Jarim Lopes Roseira

Presidente da IPA-SP

A IPA Croácia convida você para o  64º Congresso Mundial da IPA  e a Semana da Amizade 2019!

O Congresso Mundial da IPA será realizado de 8 a 13 de outubro de 2019 na área da "Pérola do Adriático" - Dubrovnik, e o local é um hotel de cinco estrelas na Croácia. A antiga cidade de Dubrovnik, um centro cultural e de patrimônio mundial da UNESCO, acolherá orgulhosamente a cerimônia de abertura do 64º Congresso Mundial da IPA e dá as boas-vindas aos delegados, observadores e visitantes de todo o mundo no espírito do "Servo Per Amikeco"

O prazo para inscrições, depósitos para o Congresso Mundial e para a participação na  Semana da Amizade é 1º de janeiro de 2019 e o pagamento integral deve ser feito antes de 1º de julho de 2019.

Mais informações estão disponíveis nos links abaixo, e todos os documentos podem ser baixados do site da IPA Section Croatia 

E-mail para o Congresso Mundia l:   ipawc2019@ipa.hr  ou
E-mail para a Semana da Amizade   ipafw2019@ipa.hr

Estamos muito ansiosos para vê-los  na Croácia, diz o Presidente da IPA na Croacia,  Miljenko Vidak

São Paulo, 18 de abril de 2019
Jarim Lopes Roseira
Presidente da IPA - SP


ipa.hr/ipa-64th-world-congress-2019

   

Representantes da UPB no gabinete da Deputada Federal Joice Hasselmann

FEIPOL SUDESTE E COBRAPOL PARTICIPAM PELA UPB COM LÍDER DO GOVERNO QUE SE COMPROMETE A LEVAR REIVINDICAÇÕES SOBRE APOSENTADORIA POLICIAL AO GOVERNO

Representantes das entidades que integram a União dos Policiais do Brasil – UPB, entre as quais a FEIPOL SUDESTE e COBRAPOL, reuniram-se ontem (11) com a deputada Joice Hasselmann (PSL-SP), líder do governo no Congresso Nacional, para apresentar um documento contendo o posicionamento dos profissionais de segurança na reforma previdenciária que tramita na Câmara dos Deputados

A UPB reiterou os termos da proposta contida na Carta aos Parlamentares em que defende um tratamento diferenciado às categorias policiais em razão da atividade de risco que exercem e das características do desempenho profissional, uma conquista reconhecida pela própria sociedade brasileira.

As lideranças informaram à parlamentar que o governo não cumpriu o compromisso que havia assumido com a UPB antes de encaminhar a proposta de reforma ao Congresso Nacional e que é necessário rever esse posicionamento por uma questão de justiça.

Ver mais >>

Crônica - O dono do relógio
A pedido do nosso dileto amigo e associado da IPA-SP, Prof. Dr. Carlos Alberto Marchi de Queiroz, publicamos a crônica abaixo, de autoria do veterano Jornalista Antonio Contente, que nos idos anos 50/60, desempenhou seu mister junto à lendária “Central de Polícia”, no Pátio do Colégio. Vale a pena ler!

" Quando eu ainda estava no começo da carreira, meio foca, rondei um tempo pela reportagem policial. Este aprendizado magnífico ocorreu na época em que no Pátio do Colégio, onde a cidade de São Paulo nasceu, havia uma delegacia."
JLR/.

DR. ROBINSON FERNANDES LANÇA SEU QUINTO LIVRO : 

                   "LAVAGEM DE DINHEIRO"

    Lançada recentemente, em festiva noite de autógrafos no salão nobre da Associação dos Delegados de Polícia, a obra versa sobre aspectos investigativos, jurídicos, penais e constitucionais do crime de lavagem de dinheiro.

    O livro também cuida da prevenção e da repressão desse odioso crime do rol dos chamado de "colarinho branco", tão perniciosos ou mais do qualquer outro, atingindo à coletividade como um todo, principalmente os mais humildes.

     A conceituada editora Quartier Latin, responde pela apresentação gráfica, que é de primeira linha e dispensa comentários.

    Quanto ao autor, que é professor concursado da Academia de Polícia de São Paulo, tem curso de Pós-Doutorado pela Universidade de Lisboa e, no Brasil, leciona, também, em algumas renomadas universidades. Foi um dos criadores do LAB-LD (Laboratório de Lavagem de Dinheiro) do DIPOL (Departamento de Inteligência da Polícia Civil).

    O professor Robinson, a quem parabenizamos, será um dos palestrantes no 1º Seminário Brasileiro de Combate aos Crimes Financeiros Digitais, que será promovido pela IPA-SP e pela UNIPOL, no dia 30/4/2019, no hotel Holiday Inn, no Anhembi.

Jarim Lopes Roseira

                                          Presidente da IPA-SP


Link para compra deste ótimo livro na Amazon


Investimento:

Módulo avulso - R$ 380,00

Curso inteiro - 8 módulos - 8x  R$ 260,00

Membros do IPA-SP possuem ainda 25% de desconto sobre este valor.

*Válido para quem participou de todos os módulos do curso, em Curitiba ou São Paulo.
 
INFORMAÇÂO COMPLETA SOBRE
O CURSO EM PDF

MESTRE UBERTO GAMA, sócio honorário da IPA-SP, convida a todos para o Curso de Filosofia Vidya.
Associados da IPA-SP têm desconto de 25% de desconto

Prezados senhores, membros do IPA-SP,

É com grande honra e alegria que o convidamos para o   Curso de Filosofia Vidya & Autoconhecimento 2019 , que será ministrado em São Paulo (SP) pelo  Swami Uberto Gama, Mestra Usha, Mestra Kandhára, Mestre Prakash e Prof a . Amanda .

Esta é uma grande oportunidade para  avançar em sua prática  e aprofundar seu conhecimento sobre o universo do Yoga como a filosofia vasta e ancestral que ensina a ética, disciplina e honra fundamentais para o desenvolvimento humano.

Datas e temas:

•  30/março:  Arte e técnica do Vidya Yoga  – com a Mestra Usha
•  27/abril:  Yoga e consciência  – com a Mestra Kandhára
•  25/maio:  Cultura Hindu  – com a Mestra Usha
•  29/junho:  Conheça o Tantra - A essência da beleza  – com a Mestra Usha
•  31/agosto:  Leis da prosperidade - Purusharthas  - com o Mestre Prakash
•  28/setembro:  Transformação pessoal  – com Swami Uberto Gama
•  19/outubro:  Ayurveda - Alimentação consciente  – com a Prof a . Amanda
•  30/novembro:  Espiritualidade no Oriente  – com a Mestra Kandhára

Horário:  das 14h30 às 18h30, com intervalo e coffee break.

Local do curso:   Káshi Kendra – Centro de Estudos Filosóficos, Yoga e Meditação
Rua Cardoso de Almeida, 997 – Perdizes – São Paulo (SP

Informações e inscrições:

Káshi Kendra – Centro de Estudos Filosóficos, Yoga e Meditação
11 3801-3522 – 11 99109-8558 –  contato@kashikendra.com

Instituto Cultural Tikará – Yoga, Meditação e Terapia
11 3938-5908 – 11 96021-4811 –  contato@institutotikara.com


As vagas são limitadas. Não perca!

Vidya (paz, força e sabedoria)!

CONVITE PARA OS JOGOS MUNDIAIS DE POLICIAIS DE 2019

Estimados colegas: 

En nombre de la organización oficial del torneo de fútbol más grande a nivel mundial exclusivo para personal del gobierno, yo tengo el gran honor de invitar a su departamento/equipo a la 37.ª edición anual del World Police Indoor Soccer Tournament que se realizará en Holanda, en octubre de este año.

Link do site em Inglês >>

CONVITE PARA OS JOGOS MUNDIAIS DE POLICIAIS DE 2019.

Prezados Associados

 Acessem os links abaixo para  informações completas e ficha de registro dos 37º Jogos Mundiais de Futebol Indoor, a serem realizados na Holanda, de 7 a 11 de outubro de 2019.

http://www.wpist.eu/

http://www.wpist.eu/downloads/booklet/#p=28

A Diretoria da IPA-SP

Reforma da Previdência
AS RAZÕES DOS QUE A APROVAM E DOS QUE SÃO CONTRÁRIOS A ELA

Jarim Lopes Roseira (*)

Como era de se esperar, a Reforma da Previdência se apresenta por demais polêmica, na medida em que mexe com interesse de trabalhadores, aposentados e pensionistas, tanto os do serviço público quanto os da iniciativa privada.

A justificativa do Governo para implementá-la é o endividamento primário, onde as despesas com a seguridade social, onde se inclui a Previdência, têm significativo peso. Veja a matéria completa

 

IPA-SP FIRMA CONTRATO COM A “RDB - SOCIEDADE DE ADVOGADOS”

A “RDB (Roberto Duarte Bertotti) Sociedade de Advogados”, que há 19 anos atua no Direito Administrativo, especificamente nas questões relativas a indenizações de licenças-prêmio e de férias não fruídas na atividade, passará a atender, nessa área específica, os associados da Seção Regional de São Paulo da IPA.

O escritório prima pela rapidez na propositura das ações contra a Fazenda do Estado, geralmente protocolados em 24 horas e de forma individual.

Os recursos e as manifestações são efetivados tão logo disponibilizados, antes mesmo da publicação das intimações judiciais. Além disso, o cliente é informado dos principais atos processuais, também antes da disponibilização no Diário Oficial.

O Atendimento para esclarecimento de dúvidas e para orientação, é feito pessoalmente por um dos advogados da RDB.

Outras informações poderão ser obtidas pelos telefones (11) 3266.8363 (RDB) e/ou 3313.5077 (IPA-SP).

São Paulo, 6 de fevereiro de 2019

Jarim Lopes Roseira

Presidente da Seção Regional – IPA-SP

VEJA A MÉDIA SALARIAL MENSAL LÍQUIDA DOS POLICIAIS DE 88 PAÍSES

Em face da relevância da questão salarial dos policiais brasileiros e, de resto, de todo o mundo, a Seção Regional da IPA em São Paulo fez criteriosa pesquisa e chegou ao ranking abaixo. Vejam que o nosso país está classificado como o 64º colocado  (acesse o link abaixo).

Chamamos a atenção para o que é entendido como "média salarial mensal líquida". Trata-se do valor em USD (Dólar Americano) que os policiais de cada país recebem, em média como salário MENSAL, isentos de impostos e de outros descontos a qualquer título.  

Outro dado correlato relevante diz respeito ao número ideal de policiais por habitantes: nos Estados Unidos, por exemplo, o número considerado adequado é de  l (um) policial para cada 285 habitantes.  No Brasil, esse número é de  l (um) policial para cada 491 habitantes .

https://www.numbeo.com/cost-of-living/country_price_rankings?itemId=105

Que os governantes atentem para essa realidade.

São Paulo, 8 de janeiro de 2019
Jarim Lopes Roseira

Presidente da Seção Regional da IPA em São Paulo (Brasil)

Informações e conselhos úteis para países de todo o Mundo. Você pode encontrar um país clicando por região no mapa ou usando a ordem alfabetica de A a Z.

Para quem vai passear, vale dar uma " olhada" no site para colher informações.
As informações são atualizadas constantemente.

Welcome to GOV.UK

The best place to find government services and information

Simpler, clearer, faster


Foreign travel advice

Search for a country or territory


 
 
 
 
 
 

Resolução SS-159 de 15/12/2005 : "Dispõe sobre o Gerenciamento de Pessoas Não Identificadas Civilmente nas Unidades de Saúde participantes, conveniadas e não conveniadas do SUS - Sistema Único de Saúde"

APLICATIVO PARA CONSULTA DE PONTUAÇÃO E CARROS ROUBADOS
Nosso associado IPA, Jorge Crocci, enviou-nos esse interessante e útil aplicativo, que permite a consulta a pontuação, possíveis multas e carros roubados. O aplicativo é disponibilizado pelo SINESP, gratuitamente, através do Google Player. Link abaixo. https://www.sinesp.gov.br/sinesp-cidadao
IPA Houses foram criadas em vários países para o benefício dos membros e suas famílias.
Para informações completas e detalhes de contato, visite nosso site IPA House ou contacte a sua Seção Nacional.

Site:http://ipa-iac.org/houses

Gimborn Castle, na Alemanha, é a bandeira da  Associação Internacional de Polícia.É o IPA's International Conference Centre em seminários, conferências e reuniões. "Gimborn Castel" é um lugar muito conhecido, onde os policiais de todas as categorias se encontram, para trocar experiências e aprender, um centro de estudos da IPA
Offial site:http://ipa-iac.org/en

Veja o video oque é a I.P.A.
International Police Association


 
IPA - WORLD POLICE PRIZE Veja mais >>

"SERVO PER AMIKECO" - "A SERVIÇO DO BEM, GUARDIÃES DA PAZ"

(Letra e Música do Hino da IPA em espanhol)
http://www.youtube.com/watch?v=GYNS-4CL9w4&feature=youtu.be

Dicas de Segurança, matérias extraidas do site da Polícia Civil do Estado de São Paulo.
Veja mais >>
Ouça um pouco a bela canção: O Bom Pastor
 
Com este título, o Professor Carlos Alberto Marchi de Queiroz trouxe a lume uma obra de grande valor, contendo uma visão histórica da instituição policial civil, desde a sua criação até os dias atuais, com reflexos na Polícia Judiciária Brasileira. Veja mais >>
Obra de autoria do Dr. José Guilherme Raymundo, Delegado de Polícia aposentado, sócio da IPA, ex-Inspetor da Guarda Civil do Estado de São Paulo, ex-Inspetor Chefe de Agrupamento da Guarda Civil Metropolitana de São Paulo e ex-Comandante da Guarda Civil de Guarulhos.

No livro o autor presta uma justa homenagem às Guardas Civis Municipais do Brasil, corporações que a cada dia conquistam a admiração e o respeito do povo brasileiro.
 
Web Master

Admin