"A SEÇÃO REGIONAL DA IPA EM SÃO PAULO NÃO AUTORIZA A UTILIZAÇÃO DE SEU NOME, ABREVIATURA, EMBLEMAS E LOGOTIPO, BEM COMO REQUISITAR OU DOAR, E SOMENTE SERÁ REPRESENTADA POR SEUS DIRETORES E/OU POR PESSOAS EXPRESSAMENTE AUTORIZADAS PELA PRESIDÊNCIA " .
IPA-Consultora Special do Conselho Econômico e Social da ONU, do Conselho Europeu, da OEA e da UNESCO e Mantendo cooperação com a EUROPOL
 
Artigo

REVOLUÇÃO CONSTITUCIONALISTA

MARTINS, MIRAGAIA, DRÁUSIO E CAMARGO

Carlos Alberto Marchi de Queiroz

No dia 23 de maio de 1932, uma multidão começou a reunir-se, desde cedo, defronte ao tradicional Colégio Caetano de Campos, na Praça da República, na cidade de São Paulo, Capital. As pessoas que para lá convergiram de todos os lados da cidade, inclusive meu pai, então com 15 anos de idade, aluno do Liceu Salesiano, residente na Rua Dona Veridiana, ali pertinho, na casa de uma tia, posto que natural de Andradas, no sul de Minas Gerais.

Todos mostravam inconformismo em relação ao governo do ditador Getúlio Vargas que, em 1930, com auxílio do Exercito Brasileiro, liderado pelo general Góes Monteiro, haviam derrubado o presidente Washington Luiz, nascido em Macaé, no Estado do Rio de Janeiro, mas paulista de coração. O povo exigia uma Assembleia Nacional Constituinte, enfim, uma Constituição que substituísse a de 1891, rasgada por Getúlio.

Geraldo, meu pai, garoto, mensageiro da Western Union, que monopolizava o valioso negócio dos telegramas em todo o Brasil, do Exterior e, também, para o Exterior, viu quando, na esquina da Rua Barão de Itapetininga com a Praça de República, populares colocaram uma escada para alcançar o primeiro andar de um jornal que apoiava Vargas.

Presenciou quando quatro moços, em fila indiana, começaram a subir a escada de madeira para invadir a redação do pasquim getulista. Viu quando, da janela, uma mão assassina, empunhando uma pistola, foi abatendo, mortalmente, um a um, os jovens depois identificados como Martins, Miragaia, Dráusio e Camargo.

Socorridos, não resistiram aos ferimentos recebidos, vindo a falecer no local, exceto Camargo, que morreu horas depois no interior da Santa Casa, também ali pertinho. A Polícia Civil, sob intervenção de um chefe de polícia, militar pau mandado de Getúlio, instaurou um rigoroso inquérito policial para apurar os fatos, até hoje sem solução, nem relatório conclusivo, como se pode verificar de cópias existentes hoje nas redes sociais.

A Polícia do Estado não encerrou as investigações uma vez que amordaçada pelo interventor de plantão. Todavia, os quatro mártires, logo após o sepultamento, tiveram seus nomes registrados eternamente na sigla MMDC, correspondente aos nomes daqueles que, um a um, e por essa ordem, foram mortos pelo sicário que se escondia atrás da janela da redação do jornal governista.

Mas suas mortes não foram em vão. Eles foram o estopim para a eclosão da Revolução Constitucionalista de 1932, cujas primeiras operações iniciaram-se no dia 9 de julho de 1932. Hoje, as duas datas, 23 de maio e 9 de julho, estão gravadas na memória dos paulistanos, como este escrevinhador, na fantástica Avenida 23 de Maio, que liga o Centro de São Paulo à Zona Sul da Capital, e no pioneiro Túnel 9 de Julho, sob o MASP, que conecta, em sentido contrário, a Zona Sul ao Centro da Capital.

A epopeia paulista durou exatos 85 dias, pondo em cheque o governo ditatorial do homúnculo de São Borja que só escapou de ver a ocupação do Palácio do Catete por traição do então Estado de Mato Grosso, que deixou de apoiar os paulistas nos momentos mais cruciais da Guerra Paulista.

•  Paulo inovou na arte da guerra. Fabricou trens blindados, canhões, morteiros para enfrentar as tropas federais, posto de saia justa nas batalhas pela posse dos túneis da Estrada de Ferro Central do Brasil. São Paulo desencadeou a campanha do Ouro Para o Bem de Paulo, depois imitada quando da eclosão do Golpe de 1964. A Aviação Militar da Força Pública, hoje Polícia Militar, colocou em cheque a ação criminosa dos Vermelhinhos de Eduardo Gomes, biplanos Stimson, que bombardearam Campinas, de forma impiedosa, matando o escoteiro Aldo Chiorato, defronte a majestosa Estação Ferroviária, de estilo inglês, tão cara a todos os campineiros. O centenário acadêmico campineiro Rubens Costa, da ACL, viu, horrorizado, tudo de perto!!!

Depois de 85 dias de violentos combates, período em que São Paulo perdeu mais soldados do que a FEB na Campanha da Itália, contra Hitler entre 1944 e 1945, Getúlio negociou a paz com os paulistas e, em 1934, deu ao País uma nova Constituição Federal, após encerrados os trabalhos da Assembleia Nacional Constituinte. Traindo o prometido, em 1937, Vargas, através de novo golpe, outorgou ao Brasil uma no Constituição, apelidada de A Polaca, calcada nos ideários de Hitler, Mussolini, Franco e Salazar.

E imaginar que, nos dias que correm, existe gente pensando em fazer tabula rasa do artigo 2ª da Constituição Federal alegando que o Congresso Nacional e o STF não deixam Bolsonaro governar!!! Pode uma coisa dessas???



Carlos Alberto Marchi de Queiroz é professor de Direito e membro da Academia Campinense de Letras e associado da IPA-SP.

São Paulo, 27 de Maio de 2019
Jarim Lopes Roseira
Presidente da IPA - SP
 

APRENDIZ DE PRESIDENTE

ESTEREÓTIPO PADRÃO DE BANDIDO
REVOLUÇÃO CONSTITUCIONALISTA O JUIZ SÓ FALA NOS AUTOS O SUCATEAMENTO DA POLÍCIA CIVIL
  ZÉ TREVISAN E MOACYR LOBO DA COSTA  

Resolução SS-159 de 15/12/2005 : "Dispõe sobre o Gerenciamento de Pessoas Não Identificadas Civilmente nas Unidades de Saúde participantes, conveniadas e não conveniadas do SUS - Sistema Único de Saúde"

IPA Houses foram criadas em vários países para o benefício dos membros e suas famílias.
Para informações completas e detalhes de contato, visite nosso site IPA House ou contacte a sua Seção Nacional.

Site:http://ipa-iac.org/houses

Gimborn Castle, na Alemanha, é a bandeira da  Associação Internacional de Polícia.É o IPA's International Conference Centre em seminários, conferências e reuniões. "Gimborn Castel" é um lugar muito conhecido, onde os policiais de todas as categorias se encontram, para trocar experiências e aprender, um centro de estudos da IPA
Offial site:http://ipa-iac.org/en

Veja o video oque é a I.P.A.
International Police Association


IPA - WORLD POLICE PRIZE
Veja mais >>

"SERVO PER AMIKECO" - "A SERVIÇO DO BEM, GUARDIÃES DA PAZ"

(Letra e Música do Hino da IPA em espanhol)
http://www.youtube.com/watch?v=GYNS-4CL9w4&feature=youtu.be

Dicas de Segurança, matérias extraidas do site da Polícia Civil do Estado de São Paulo.
Veja mais >>
Ouça um pouco a bela canção: O Bom Pastor
Com este título, o Professor Carlos Alberto Marchi de Queiroz trouxe a lume uma obra de grande valor, contendo uma visão histórica da instituição policial civil, desde a sua criação até os dias atuais, com reflexos na Polícia Judiciária Brasileira. Veja mais >>
Obra de autoria do Dr. José Guilherme Raymundo, Delegado de Polícia aposentado, sócio da IPA, ex-Inspetor da Guarda Civil do Estado de São Paulo, ex-Inspetor Chefe de Agrupamento da Guarda Civil Metropolitana de São Paulo e ex-Comandante da Guarda Civil de Guarulhos.

No livro o autor presta uma justa homenagem às Guardas Civis Municipais do Brasil, corporações que a cada dia conquistam a admiração e o respeito do povo brasileiro.
CALENDAR OF EVENTS
Please find below a list of IPA events for the next 12 months:
SectionD Date Event
Croatia
7-8 Nov 2019
Conference on Security in Historic Cities, Solin
Cyprus
14-17 Nov 2019
36th National Congress, Paphos
Spain
30 Nov-8 Dec 2019
Cycle Tour of Gambia, supported by IPA Spain Vallés Oriental
Spain
30 Nov 2019
19th International Trader Show, Barcelona
Spain
12-15 Dec 2019
1st Intern. 7-a-side Football Tournament for Police, Tenerife
UK
30 Jan-2 Feb 2020
Ceilidh Weekend, Kingussie, Scotland – FULLY BOOKED
UK
14-17 Feb 2020
Devon Branch Spring Friendship Weekend, Exmouth
Japan
7-14 Apr 2020
Japan Friendship Week
UK
22-28 Apr 2020
Caravan & Camping Club Rally, Spalding
Montenegro
10-15 May 2020
IPA Games, Bar
UK
05-08 Jun 2020
Lincolnshire Friendship Weekend
UK
7-18 Jun 2020
British Isles Cruise, departing from Liverpool
Austria
13-20 Jun 2020
Hiking Week, Nassfeld
UK
1-8 Aug 2020
Friendship Week, Northern Ireland
UK
8-15 Aug 2020
Friendship Week, Scotland