"A SEÇÃO REGIONAL DA IPA EM SÃO PAULO NÃO AUTORIZA A UTILIZAÇÃO DE SEU NOME, ABREVIATURA, EMBLEMAS E LOGOTIPO, BEM COMO REQUISITAR OU DOAR, E SOMENTE SERÁ REPRESENTADA POR SEUS DIRETORES E/OU POR PESSOAS EXPRESSAMENTE AUTORIZADAS PELA PRESIDÊNCIA " .
IPA-Consultora Special do Conselho Econômico e Social da ONU, do Conselho Europeu, da OEA e da UNESCO e Mantendo cooperação com a EUROPOL
 
Artigo

HISTÓRIA

ZÉ TREVISAN E MOACYR LOBO DA COSTA

Carlos Alberto Marchi de Queiroz

Campinas perdeu um ícone. José Trevisan deixou-nos no dia 19 de agosto. Nascido em Itápolis, SP, em 1º de setembro de 1929, formou-se na primeira turma da Faculdade de Direito da Universidade Católica de Campinas, obra de Monsenhor Emílio José Salim. Zé Trevisan foi o primeiro presidente do Centro Acadêmico XVI de Abril, em 1950, e segundo, posto que reeleito.

Conheci Zé Trevisan, quando ingressei na UCC, hoje Puccamp, em 1964. Na época, ele era secretário da Faculdade de Direito, dirigida por Carlos Foot Guimarães. Chefiava, com rigor, o gordo Acácio Alípio, um Sancho Pança, e o magro Gilson, um Dom Quixote, inesquecíveis bedéis. Tomou parte ativa na colação de grau da minha turma, em 1968. Eu era, na época, segundo tenente de infantaria, convocado, do 1º BCCL, hoje 28º BIL. Tenho foto com ele, sério, de bigodão.

Formado em Direito, passei a acompanhar, de longe, suas atividades. Alto executivo da Acic, foi professor de Ética, a partir de 1974, da Faculdade de Direito da Pucc, e membro do Rotary Clube, de Itápolis. Depois, vice-diretor da Faculdade de Direito, segundo no comando do amigo, e colega, de colégio e faculdade, Álvaro César Iglesias. Por fim, tornou-se secretário-geral da Puccamp. Participou da instalação da Faculdade de Medicina.

Estreitamos nossa amizade nos últimos cinco anos, participando do Café Filosófico da jornalista Vivi Pavarini, aos sábados, de manhã, numa estalagem, nas imediações do Centro de Convivência. Numa dessas reuniões, contou-me saborosas estórias vividas, por ele, com o professor doutor Moacyr Lobo da Costa, renomado processualista civil.

Relatou, numa manhã luminosa de sábado, saboreando um cafezinho que, em 1954, era aluno da Faculdade de Direito onde o professor Lobo da Costa lecionava Direito Processual Civil, adotando, durante três anos de bacharelado, o livro Curso de Direito Processual Civil, de Gabriel de Rezende Filho, o Rezendinho, de três volumes.

Lobo da Costa era rigoroso. Procurava conhecer todos os alunos, pelo nome ou pelas feições. Élton César, que depois viria a consagrar-se na advocacia e na política de Campinas, amigo e colega de Trevisan, que não comparecia às aulas, envolvido nas atividades do Centro Acadêmico, aconselhou-o a frequentar as preleções. Caso contrário, seria reprovado na disciplina.

Trevisan, então, começou a comparecer às aulas do professor, uma das maiores autoridades do Processo Civil no Brasil, à época. Numa das aulas, para ser notado, perguntou ao colega Elton: “Qual é o nome do professor?”. Elton, maliciosamente, respondeu:” Chiovenda!!!”. Chiovenda era o mais famoso processualista civil italiano, falecido em 1937...

Trevisan levantou a mão, interrompeu Lobo da Costa, dizendo: Professor Chiovenda, tenho uma dúvida!” O luminar, severo, advertiu: “Você pode estudar os três volumes do Rezendinho que você não vai passar comigo no oral !!”

Naquela época, além das provas escritas, havia, no final do ano, exames orais de todas as disciplinas. No dia do oral, Trevisan ouviu de Lobo da Costa a pergunta: “ Diga-me o nome de todos os autores citados pelo Rezendinho na bibliografia de sua obra!”

Trevisan retrucou: “Mas, professor, isso não faz parte da matéria!” Lobo da Costa replicou: “Faz parte da obra, sim. O senhor está reprovado. Pode sair!” No dia em que as notas foram publicadas no quadro de avisos, Trevisan notou que havia sido aprovado, apesar da brincadeira de mau gosto de Élton.

A partir do momento em que Zé Trevisan agradeceu ao professor sua aprovação, ficaram amigos íntimos. Trevisan revelou-me que Lobo da Costa só usava gravata preta, em sinal de luto pela derrota de São Paulo na Revolução Constitucionalista de 1932, onde servira como voluntário. O mestre vinha a Campinas, pela Viação Cometa, a fim de dar aulas em dois dias seguidos. Para não ter que vir e voltar à Capital, duas vezes, ficava hospedado no Hotel Astória, de um dia para o outro, na esquina da Francisco Glicério com Bernardino de Campos. A amizade entre ambos tornou-se tão próxima que certo dia o sisudo professor pediu para ser levado, discretamente, aos bordéis de Campinas. Trevisan não vacilou levando o processualista quarentão para conhecer os prostíbulos da Maria Lúcia, na Rua Germânia, no Castelo, da Eva Geremonte, na Rua Proença, no Bosque, e da famosíssima Paraguaia, no Taquaral. Lobo da Costa, além de viril, era exímio dançarino. Dançava tango com perfeição. Nos dias seguintes, Moacyr e José Antonio tratavam-se como aluno e professor, como se nada houvesse acontecido. Hoje divulgo o segredo, pois ambos devem estar, juntos, no Céu.


Carlos Alberto Marchi de Queiroz é professor de Direito e membro da Academia Campinense de Letras e associado da IPA-SP.

São Paulo, 09 de Julho de 2019
Jarim Lopes Roseira
Presidente da IPA - SP
 

APRENDIZ DE PRESIDENTE

ESTEREÓTIPO PADRÃO DE BANDIDO
REVOLUÇÃO CONSTITUCIONALISTA O JUIZ SÓ FALA NOS AUTOS O SUCATEAMENTO DA POLÍCIA CIVIL
  ZÉ TREVISAN E MOACYR LOBO DA COSTA  

Resolução SS-159 de 15/12/2005 : "Dispõe sobre o Gerenciamento de Pessoas Não Identificadas Civilmente nas Unidades de Saúde participantes, conveniadas e não conveniadas do SUS - Sistema Único de Saúde"

IPA Houses foram criadas em vários países para o benefício dos membros e suas famílias.
Para informações completas e detalhes de contato, visite nosso site IPA House ou contacte a sua Seção Nacional.

Site:http://ipa-iac.org/houses

Gimborn Castle, na Alemanha, é a bandeira da  Associação Internacional de Polícia.É o IPA's International Conference Centre em seminários, conferências e reuniões. "Gimborn Castel" é um lugar muito conhecido, onde os policiais de todas as categorias se encontram, para trocar experiências e aprender, um centro de estudos da IPA
Offial site:http://ipa-iac.org/en

Veja o video oque é a I.P.A.
International Police Association


IPA - WORLD POLICE PRIZE
Veja mais >>

"SERVO PER AMIKECO" - "A SERVIÇO DO BEM, GUARDIÃES DA PAZ"

(Letra e Música do Hino da IPA em espanhol)
http://www.youtube.com/watch?v=GYNS-4CL9w4&feature=youtu.be

Dicas de Segurança, matérias extraidas do site da Polícia Civil do Estado de São Paulo.
Veja mais >>
Ouça um pouco a bela canção: O Bom Pastor
 
Com este título, o Professor Carlos Alberto Marchi de Queiroz trouxe a lume uma obra de grande valor, contendo uma visão histórica da instituição policial civil, desde a sua criação até os dias atuais, com reflexos na Polícia Judiciária Brasileira. Veja mais >>
Obra de autoria do Dr. José Guilherme Raymundo, Delegado de Polícia aposentado, sócio da IPA, ex-Inspetor da Guarda Civil do Estado de São Paulo, ex-Inspetor Chefe de Agrupamento da Guarda Civil Metropolitana de São Paulo e ex-Comandante da Guarda Civil de Guarulhos.

No livro o autor presta uma justa homenagem às Guardas Civis Municipais do Brasil, corporações que a cada dia conquistam a admiração e o respeito do povo brasileiro.
CALENDAR OF EVENTS
Please find below a list of IPA events for the next 12 months:
SectionD Date Event
Spain
2-6 Oct 2019
III Trans-Pyrenean Motorcycle Tour
Spain
3 Oct 2019
25th Anniversary IPA Tarragona
USA
5-12 Oct 2019
National Delegate Conference Cruise, Miami
Croatia
8/13 Oct 2019
12/19 Oct 2019
64th IPA World Congress, Cavtat Friendship Week
Ireland
13/1 Oct 2019
International Police Training Seminar, Dublin – FULLY BOOKED
UK
15/16 Oct 2019
Las Vegas Mass Shooting Seminar, Northallerton
Cyprus
25 Oct 2019
Workshop on Cybercrime, Limassol
Croatia
7-8 Nov 2019
Conference on Security in Historic Cities, Solin
Cyprus
14-17 Nov 2019
36th National Congress, Paphos
Spain
30 Nov-8 Dec 2019
Cycle Tour of Gambia, supported by IPA Spain Vallés Oriental
Spain
30 Nov 2019
19th International Trader Show, Barcelona
Spain
12-15 Dec 2019
1st Intern. 7-a-side Football Tournament for Police, Tenerife
UK
30 Jan-2 Feb 2020
Ceilidh Weekend, Kingussie, Scotland – FULLY BOOKED
UK
14-17 Feb 2020
Devon Branch Spring Friendship Weekend, Exmouth
Japan
7-14 Apr 2020
Japan Friendship Week
UK
22-28 Apr 2020
Caravan & Camping Club Rally, Spalding
Montenegro
10-15 May 2020
IPA Games, Bar
UK
05-08 Jun 2020
Lincolnshire Friendship Weekend
UK
7-18 Jun 2020
British Isles Cruise, departing from Liverpool
Austria
13-20 Jun 2020
Hiking Week, Nassfeld
UK
1-8 Aug 2020
Friendship Week, Northern Ireland
UK
8-15 Aug 2020
Friendship Week, Scotland